Como acessar gravação de audiência do TJSP

Focado em segurança e integração, o Tribunal de Justiça de São Paulo conta com a gravação de audiência. A ferramenta está interligada ao Sistema de Automação da Justiça, o SAJ, e as gravações de áudio e vídeo dos depoimentos são anexas automaticamente ao processo digital.

Disponível em aproximadamente 300 unidades judiciais do Estado de São Paulo, o módulo de gravação de audiência otimiza procedimentos, reduz atividades manuais e evita armazenamento de mídias nos cartórios. Saiba como acessar.

Como acessar gravação de audiência do TJSP

Com projeto de implantação no TJSP formulado pela Secretaria de Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) em parceria com a Softplan, o módulo eliminou diferentes práticas para a gravação de depoimentos que dificultavam a gestão dos arquivos e colocavam em risco a segurança das informações.

Baixe grátis: INFOGRÁFICO mostra as principais mudanças proporcionadas pelo módulo de gravação de audiências

Por ter uma interface intuitiva, a ferramenta facilita o trabalho durante as audiências. Agora, os depoimentos são registrados a partir de um clique. As partes envolvidas podem acessar os depoimentos a qualquer momento, de acordo com as regras de sigilo processual.

Consulta de gravação:

Após a finalização do termo de audiência, as gravações podem ser visualizadas nas três seguintes telas do e-SAJ, por magistrados, servidores e partes envolvidas:

a) Gerenciador de arquivos

 

b) Pasta digital

 

c) Consulta de processos

Benefícios da gravação de audiência

A exclusão do uso de papel nos processos judiciais fomentou novas práticas que utilizam a tecnologia à favor da Justiça brasileira. O módulo substitui a função trabalhosa e repetitiva antes realizada por transcrição. Agora, é possível usar uma câmera e um microfone, na qual o escrevente conecta ao computador usado para a gravação.

Esse procedimento gera e armazena o audiovisual de depoimentos, oitivas e interrogatórios. O conteúdo fica disponível no portal e-SAJ para as partes, assim como ocorre com o processo digital. Ou seja, é mais transparência, acessibilidade e facilidade para cidadãos, advogados e operadores do Direito.

O uso de audiovisual na gravação de audiência traz a linguagem corporal para análise, o que pode auxiliar na decisão do caso, já que a nuance de expressões do réu pode ser um indício perante o depoimento apresentado.

Publicado em 18/09/2018, por Alice Sima.

Fonte: SAJDIGITAL, http://www.sajdigital.com.br/tribunal-de-justica/acessar-gravacao-de-audiencia-tjsp/ , 19/09/2018.